Tuesday, October 03, 2006

 

posso reclamar sem me importar


Sabe, não sei se são meus olhos muito críticos mas me parece que quando alguém perde um certo status em qualquer lugar, sua primeira reação é reclamar. E não sou o único a perceber isso.

Neste caso específico, o cara não esperneou, mas num tom quase que santo, ele se julga o homem mais misericordioso da terra e o que mais se aflige com as situações precárias de homens "injustiçados por Deus". Como num Tsunami depois do Natal*, ele espalhou aos quatro ventos [denovo] que discorda da ortodoxia calvinista clássica, que tem sido apregoada por igrejas históricas ao longo dos tempos. Mas essa não é a ênfase dele. Se você não for cuidadoso na sua leitura, ele não está chovendo no molhado, mas levanta outra questão: sua rejeição no meio reformado.

Aquele que assumiu uma posição doutrinária muito aquém dos ensinos bíblicos está se vendo cada vez mais distante do mundo reformado e seus "prazeres". Tal qual o mendigo coberto de lama, ele quer que vejamos nele essa figura tão pobre e carente de afeto e amabilidade. Como se o ultrajássemos constantemente, ele é a "pedra rejeitada" pelos seus, embora nunca tenha sido dos nossos. Então, correndo uma maratona em que o prêmio seria tornar-se um mártir, ele sente o outro lado, o gosto amargo de se ver empurrado e jogado por nós no mesmo saco dos outros que deixaram o que ele deixou: o Sola Scriptura, trocado por seus sentimentos.

Agora, um coração todo quebrantado e cheio de compaixão por si mesmo chora, com esse terrível artigo, como quem diz "não me importo", mas escrito por importar-se, e muito.

* O texto orginal que estava no seu site sumiu, por isso joguei o link para outro lugar. Será que foi vergonha? Fica no ar...

Comments:
André Scordamaglio,
Concordo com voce que esse lamento do Pastor Ricardo Gondim não faz sentido. Só lembrando, o Gondim preside uma igreja com mais de 20.000 membros e um colegiado de aproximadamente 100 pastores no Brasil.Tenho a certeza que ele não está isolado. Por outro lado, não sei porque os ditos reformados estaõ tão incomodados. O Ricardo Gondim é pastor da Assembléia de Deus, por isso arminiano. Desde quando reformado deu bola para posição de assembleianos, a quem consideram uma turma de ignorantes nos termos da teologia? Talvez o incomodo exista porque os papagaios do calvinismo sentiram -se traidos ao perceberem, bastante tarde, que o que o Gondim fez foi apenas assumir com todas as implicações a posição sempre presente nas suas pregações e escritos. Fazer o que? Paciencia! Antes tarde do que nunca.
 
Atílio,

Se você não conhece a história dos reformados, saiba que eles sempre lutaram para que as Escrituras fossem interpretadas do modo mais correto e eficaz. Nós queremos pureza no ensinamento teológico, e o Ricardo Gondim está a deturpando.

Outra: Quem sempre quis fazer parte do nosso meio e ser um ilustre nele foi o próprio Gondim.

Agora aguente as consequências de suas trapalhadas...

Abraços
 
Caro André Scordamaglio,

1 - Oh, nada contra o seu meio, mas o Gondim saiu da IPB há mais de 30 anos e não acredito que queira enfrentar esse ambiente novamente.
2- Fala-se tanto que o Ricardo está deturpando. Deturpando o que? A maioria dos críticos reformados falam, falam, e falam, mas, acerca do tema, não vi ainda nenhuma crítica , séria, aprofundada, convincente e, sobretudo, sem rancor. Quero ver se a turma do Mackenzie e outros têm peito para sentar com o Gondim, o Kivtz ou outros nomes da teologia relacional, em plenário, com os olhos nos olhos para defenderem o calvinismo antinomista relativizado que aparentemente praticam.
3- Gostei muito da série "O Que Creio Sobre Dons Espetaculares". Parabens, escreva mais sobre esse tema, mas penso que não precisa ficar o tempo todo se desculpando,dizendo que não está violentando as crenças reformadas.
Obrigado.
 
Atílio,

Sobre 1)

Bom, que ele saiu nós sabemos. Mas ele sempre demonstrou apreço e muito interesse nele. E ele não volta porque aqui prestamos contas de nossas crenças e doutrinas.

2)

Deturpando a nossa única regra de fé e prática, as Sagradas Escrituras. "Só isso". Bom, quem procura, acha:

Teologia Relacional: um novo deus no mercado, Augustus Nicodemus - Este é um texto direcionado ao Gondim depois dele ter escrito o desastroso artigo sobre o Tsunami (que coincidentemente "sumiu" de seu site).

Outras refutações reformadas:

Coisas que você pode ouvir o Deus do "Open Theism" dizer

O Deus do open theism pode cometer enganos?

Uma Refutação Lógica do Open Theism

Você pode confiar no Deus do open theism?

Estes são só alguns textos. Em inglês existe uma infinidade.

3)

Obrigado. Mas se você não percebeu tenter ser ao máximo o mais cuidadoso possível para não ferir as Escrituras, pelo contrário, tê-la como base do meu pensamento. E é isso que a reforma, os reformadores e os reformados DEVEM buscar (na verdade, todo crente deveria).

E é isso que infelizmente não acontece com nossos amigos Ed René e Gondim. Só para citar alguns exemplos.

Abraços
 
Caro André Scordamaglio,

Obrigado pelas dicas. Dos traduzidos, já conhecia dois textos, os quais acho dignos de consideração crítica. Verificarei os demais. Para mim o do Augustus Nicodemus, publicado na Ultimato, está dentro daquela classificação; é faltoso na seriedade, é pouco profundo, pouco convincente e, sobretudo, rancoroso. Tambem acho que quem procura acha. Como faço um esforço enorme para não ser ortodoxolatra, continuo procurando. Conto com a sua ajuda, mesmo que seja apenas no acesso às postagens.
Obrigado e até mais
 
Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?