Sunday, June 18, 2006

 

Você é crente?

Caros amigos, depois de hibernar durante um tempo, pretendo voltar a escrever semanalmente. Obrigado aqueles que me apoiaram e sentiram falta (poucos, é verdade) mas o importante é descomplicar o não-complicável.

Que tipo de crente você é? Eu estava pensando nisso esses dias. Posso dizer que sou privilegiado por conhecer vários cristãos e alguns deles se encaixam nesses termos:

Crente Caseiro - É aquele crente que não tem igreja. Ele acha que pode muito bem servir a Deus na sua casa, na sua faculdade, no seu trabalho e no seio familiar, mas quando se trata de frequentar uma igreja e se tornar membro dela, aí começam os problemas. "O sistema eclesiástico é falido", "há muita hipocrisia", "as pessoas só querem sugar seu dinheiro", "não há o verdadeiro amor cristão". O engraçado é que essas pessoas reconhecem o Deus Soberano, conhecem e professam o Calvinismo e a os alicerces da Reforma, mas se esquecem que acoplado ao sistema teológico da ortodoxia, está a ortopraxia do legado calvinista. Talvez mal sabem que os reformadores sempre enfatizaram a comunhão dos irmãos e os serviços na igreja como fruto de uma vida redimida. A volta às Escrituras nos dizem que a edificação do corpo de Cristo através do serviço do crente é uma chave para a propagação e boa aceitação do evangelho numa determinada comunidade e também para assitência dos irmãos. Será que essas pessoas se esqueceram que tem dons e que eles servem primeiro para a glória de Deus no serviço gerando a edificação do corpo de Cristo?

Crente Carnal - Esses são mais conhecidos. São os crentes que vivem uma vida ímpia e de desobediência à Deus mas acham que são salvos, porque mais uma vez não entenderam o Calvinismo. Enxergam só a ponta do iceberg, enquanto a bíblia exaustivamente reafirma a santificação como um processo natural no cristão. Cauterizam suas mentes e corações para agirem da forma mais livre de suas próprias consciências dizendo que Deus os guardará até o final. Ele realmente o fará, mas será que ele guardará um ímpio não-regenerado que não busca obedecer aos seus mandamentos?
Crente Santarrão - Conhece aquele crente, crente mesmo, mas que por não compreender da maneira correta os ensinos bíblicos acaba se tornando um fariseu? Esses são aqueles com capa de crente, mas, desculpe o trocadilho, recheio de cretino. Põe jugo sobre si mesmo (às vezes) e sobre os outros (99% da maioria) convertendo a obediência à Deus como algo quase impossível de ser alcançado e vivem uma vida cheia de regras que não estão nas Escrituras. Esses são os que tentam servir a Deus, mas sem conhecimento, e acabam perecendo por não buscarem a correta interpretação da Bíblia. Vivem quase como ermitões, facilmente se escandalizam e estão prontos para apontar o dedo onde houver o pecado alheio.
As definições variam muito. Claro que isso não é regra, mas é como eu tenho enxergado alguns "crentes" por aí. Dizem que são, parecem como tal e até falam como os verdadeiros, mas a vida não é guiada pelas motivações corretas. Não se arrependem do seu pecado, não oram, se julgam superiores por achar que tem algum conhecimento, mas infelizmente são mortos em seus delitos e pecados pois não obedecem à Deus. Creio que uma das armas mais poderosas do diabo seja fazer com que eles acreditem que estão no caminho certo, quando seu caminho é de morte.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?