Tuesday, March 21, 2006

 

Indicações

Hoje farei algumas indicações de bons textos e artigos.

Uma pequena sinopse (às vezes traduzida livremente por mim) e depois o link da continuação do artigo em inglês e outros em português mesmo.

Tema de hoje: Sabedoria





  • A Sabedoria do Homem - 1Co. 1:1 à 2:5 (Vol. XV, No. 2, Inverno 2005)
  • Por Stephen Perks

    "Paulo foi um apóstolo aos gentios. No mundo Greco-Romano que Paulo foi enviado como apóstolo de Cristo, filosofia, retórica e oratória eram muito importantes. Os Gregos eram obcecados por estas coisas e com a "sabedoria do homem". Quando Paulo foi inserido neste mundo, ele não fixou suas expectativas em que os Gregos tinham filósofos e professores de sabedoria"[...] clique aqui para ler o artigo completo! (inglês)

    Tradução livre: André Scordamaglio





  • O Conhecimento de Deus

  • Por Dr. D. H. Kuiper

    "SENHOR, tu me sondas e me conheces. Sabes quando me assento e quando me levanto; de longe penetras os meus pensamentos. Esquadrinhas o meu andar e o meu deitar e conheces todos os meus caminhos. Ainda a palavra me não chegou à língua, e tu, SENHOR, já a conheces toda. Tu me cercas por trás e por diante e sobre mim pões a mão. Tal conhecimento é maravilhoso demais para mim: é sobremodo elevado, não o posso atingir." Salmos 139:1-6

    "O Conhecimento de Deus pode ser considerado de duas maneiras. Existe o conhecimento de Deus que os crentes possuem; e este é um conhecimento subjetivo e pessoal. Existe também o conhecimento que Deus tem de todas as coisas; e este é o conhecimento de caráter objetivo. Deus sabe, Deus conhece todas as coisas e Ele sabe com perfeito entendimento, Ele é Onisciente! O perfeito conhecimento que Deus tem de todas as coisas segue de uma verdade de que Ele é um Ser absolutamente perfeito." [...] clique aqui para ler o artigo completo! (inglês)

    Tradução livre: André Scordamaglio

    Procurei colocar dois artigos sobre sabedoria de dois pontos-de-vista distintos e peculiares. No primeiro artigo é nos informado sobre a sabedoria humana (mais especificadamente Greco-Romana) e no segundo artigo, essa perspectiva é divina. O que eu espero com isso é que possamos sempre ter esta "confrontação" entre o antropológico e o divino, no cerne de que não pode haver um mínimo de comparação em grau nenhum de nós com Deus.

    Pretendo sempre mostrar que estamos, de alguma maneira, sujeitos ao Criador em todas as áreas de nossa pequena vida. A confrontação de heresias começa conhecendo verdadeiramente à Deus e à nós mesmos diante daquilo que as Escrituras nos apresentam.


    This page is powered by Blogger. Isn't yours?