Wednesday, October 18, 2006

 

Pois em ti confio...



Atos 27:25 Portanto, senhores, tende bom ânimo! Pois eu confio em Deus que sucederá do modo por que me foi dito.


Creio que quando Paulo disse essas palavras, ele não estava nem mentindo e muito menos tentando simplesmente acalmar os navegantes. A situação narrada neste capítulo de Atos mostra que ele [e provavelmente Lucas junto] estavam naufragando por culpa dos que confiavam em si mesmos ou na força do homem (v.11). Então, quando a situação se tornou desesperadora, houve essa intervenção por parte de Paulo acalmando o coração dos tripulantes.


Mas, que Deus é esse que gera confiança em nós? Que Deus é esse que faz com que nosso coração se sinta confortado e consolado em meio ao mais terrível tormento? Com certeza, não é o deus apresentado por muitos teólogos "brilhantes" e "pensantes" do nosso tempo.

Esse é o Deus da bíblia, o Deus das Escrituras; Aquele que domina sobre tudo (Sl. 103:19), age somente de acordo com sua vontade (Dn. 4:35) e que está acima da sua criação (Is. 40:25).

Paulo sabia disso. Ele tinha a certeza que podia confiar totalmente em Deus, pois Ele realizaria o que havia prometido. Ele não hesitou em bramar em alto e bom som que confiava no Altíssimo, que realizaria sua vontade e cumpriria aquilo que havia proferido.

Agora, como confiar num deus volátil, que muda conforme a situação? Como confiar num deus que se amolda à vontade humana e faz, ou melhor não faz, aquilo que realmente deseja? Há possibilidade de adorar um deus assim? Há conforto, regozijo, prazer e deleite num deus que está de mãos atadas? E pior, atadas por vontades e desejos humanos!?!

E aí, em qual deles você vai confiar? Em Deus? Ou em deus?

Cuidado pra não confiar em deus achando que confia em Deus. E como diz as Escrituras "a ti clamaram e se livraram; confiaram em ti e não foram confundidos" Salmos 22:5.


Comments: Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?