Thursday, October 26, 2006

 

Onde tudo começa



Para nós reformados, a motriz de toda elocubração teológica deve começar com a Palavra de Deus; e na verdade, deve passar por ela e terminar com ela. Com isso quero dizer que nossas doutrinas, sistemas de governo, ensinamentos que servem para piedade e tudo mais devem obrigatoriamente ter base sólida nas Escrituras. Mas dizer isso é normal para um cristão, ou pelo menos deveria ser.

O que hoje tenho encontrado são pessoas que procuram desenvolver um raciocínio que parte das Escrituras mas não passam e muito menos terminam por ela e com ela. São pessoas que retiram um suposto ensinamento bíblico que não está lá, que deturpam passagens e ferem os mais básicos conceitos da hermenêutica mais sadia que é a bíblia interpreta a própria bíblia.

Mas é claro que essa verdade só fará sentido para aqueles que crêem que ela seja a Palavra inspirada, inerrante e infalível que pela Providência do Senhor está hoje em nossas mãos. O fato é que alguns ditos cristãos estão aderindo ao subjetivismo teológico. Isso não é bom sinal. Quando você confronta idéias e interpretações que são retiradas das Sagradas Escrituras, a sua base e seu apoio devem corroborar em toda parte dela; ou haveria a possibilidade de Deus entrar em contradição com relação à sua vontade expositiva para seu povo? Creio que esta não seja uma opção viável defendida por algum filho de Deus.

A sistematização dos ensinos bíblicos, a confessionalidade pessoal, o apoio bíblico sólido para um ensinamento e suas vertentes devem fazer parte de nossa vida. Em nossas devocionais diárias, ou até na leitura "obrigatória" para desenvolver uma tese ou estudo, passa por uma análise crítica do texto, retirando dele o mais puro e eficaz ensinamento. E nosso dever como servos de Deus é acatar e glorificar ao Soberano por isso, mesmo que fira e haja algum atrito com aquilo que nós pensávamos que era a verdade. Nossa preocupação para obedecer ao Senhor passa por aprender aquilo que está sendo ensinado. E não é somente aprender para saber, mas aplicar este conhecimento à nossa vida, fazendo com que nos tornemos sábios para salvação (2Tm 3:15). Veja que a correta interpretação da Palavra de Deus nos traz benefícios ímpares de comunhão com Deus, com nossos familiares e com nossos irmãos na fé.

O problema é quando toda virtude que reside em retirar o ensinamento correto se torna algo desprezível. Já não mais há uma motivação e anseio em estudar a Palavra do Senhor simplesmente porquê ela não contém a verdade absoluta e irrefutável. Eu posso adicionar algo que meu coração me diz, posso tirar de mim mesmo as respostas para a problemática da vida e posso não me conformar com aquilo que está escrito somente. Quando começamos a direcionar o foco de nossas atenções teológicas para outras fontes que são alheias à bíblia, temos que repensar se aquilo que estamos fazendo corrobora para glória e engrandecimento de Deus, do seu povo e se serve para edificação.

Se eu tenho a Palavra de Deus em mãos para analisar, estudar e me deleitar nela, por que insistir em discordar? Só por que "EU ACHO"? Só por que "NÃO ME SATISFAZ"?

A causa maior de toda heresia e erro teológico é deixar as Escrituras de lado para retirar o ensinamento do coração humano. E sua consequência é subjulgá-la com descaso, pois já não mais há verdade em que se basear.

Termino com as belas palavras do rei segundo o coração de Deus, num dos meus salmos prediletos.

A lei do SENHOR é perfeita e restaura a alma; o testemunho do SENHOR é fiel e dá sabedoria aos símplices. Os preceitos do SENHOR são retos e alegram o coração; o mandamento do SENHOR é puro e ilumina os olhos. O temor do SENHOR é límpido e permanece para sempre; os juízos do SENHOR são verdadeiros e todos igualmente, justos. São mais desejáveis do que ouro, mais do que muito ouro depurado; e são mais doces do que o mel e o destilar dos favos, além disso, por eles se admoesta o teu servo; em os guardar, há grande recompensa.

(Sl 19:7-11)


Comments:
Ei, André, tá sumido. Por onde andas?

Abraços.
 
Parabéns pelo seu Blog, ele é excelente e de grande ajuda a todos nós que desfrutamos de tudo que você tem postado.

Paz!
faculdade evangelica
 
Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?