Monday, October 09, 2006

 

O poder de ter poder

Sabe, estou realmente com a pulga atrás da orelha. Eu, com minha insaciável vontade de ver a teologia reformada ser difundida e reconhecida como a verdade por todos, acabo, muitas vezes, extrapolando. Mas não foi este o caso.

Meu camarada navegueiro Gustavo Nagel me indicou o blog do Ed René Kivitz, ao qual nunca tinha lido. Vendo seu profile, ele diz que é pastor batista aqui em são paulo. Só que, quando me deparei com o conteúdo de seus escritos, percebi que de batista mesmo suas confissões não tinham nada.

Infelizmente a CBB tem se calcado em uma heterodoxia que é repugnante. Muitas igrejas filiadas à IPB também estão neste mesmo buraco, mas não é sobre isso que vou falar (pelo menos neste post). Meu ponto aqui é a lamentável atitude do sr. René com relação ao seu blog.

Semana passada, sexta-feira para ser mais exato, eu li seu post entitulado Nosso Destino. Deve ser hoje o terceiro ou quarto de sua lista mais recente. Você que aprecia a teologia reformada e crê nas Escrituras como sendo a Palavra infalível e inerrante de Deus, poderá perceber as elocubrações macabras deste indivíduo, pra ser bem mansinho com ele. Então eu, sempre inflamado quando vejo e ouço lixo, principalmente aquele que se refere à Deus e suas obras, mandei um comments ao seu post. Pra falar a verdade, bem light. Lendo depois eu acho que deveria ser mais enfático, mas vá lá, era a primeira vez que estava comentando e não sabia como o nosso amigo reagiria ao meu post. Bom, foi a primeira e última. Hoje, para minha surpresa, quando entro no seu blog pra ler uma possível resposta às minhas perguntas, encontro comentários apagados e motivos chulos e chucros; comparando seu blog à um restaurante que serve pratos aos seus convidados e que, como eu e outros havíamos comentado em seu blog, claro que estendendo a bandeira reformada, ele se sentiu na obrigação de passar uma borracha em tudo e simplesmente seguir a vida.

Claro, o blog é dele. Ele faz o que quiser com os comentários postados lá. Eu nem conheço o cara. Julgo e analiso o que ele escreveu. Mas meus amigos, me deixa uma sensação de que ser confrontado não é a dele. Será medo? Será vergonha de ser colocado na parede? E olha que eu nem tenho uma AR-15, quiçá um estilingue com duas pedrinhas! Será que ele não está acostumado a ser confrontado com a bíblia na mão?

Não sei, e também não vou procurar saber. Talvez nossas palavras reformadas sejam muito apimentadas para seu gosto liberal. Talvez o pessoal saiu reclamando do restaurante.

Mas que a indigestão surtiu efeito, ah...surtiu mesmo...

------------------------------------------------------------------------------------------------

Só uma observaçãozinha: eu estou tentando postar algum tipo de foto pra deixar o blog mais com a minha cara sarcástica, mas não estou conseguindo. Quem tiver senso de humor, clique aqui.

Comments:
This comment has been removed by a blog administrator.
 
André, você não imagina agora o que Kivitz fez: postou um novo texto chamado "Nosso destino é Cristo", com certeza em refutação surda às nossas objeções ao post "Nosso destino". Só que o post não passa de uma lista de versículos bíblicos sem explicação! Veja lá meu comentário no Flor. Acho que o cara está querendo debater com um adversário ausente. E desde quando versículo bíblico solto é argumento?

Vamos continuar respondendo em nossos blogs, pelo menos. Por amor à verdade.

Abração!
 
Norma,

Sem medo de ser feliz, estaremos contra-atacando.

Pior que o meu tinha acabado de sair do forno... =P

Abraços
 
Você não entende. É que não existem críticos culinários no mundo do Kivitz.

Mas neh. existem outras cozinhas a serem invadidas por aí :P
 
Pessoal,

Indico o blog da Norma, que conta com refutações ao René e corrobora com a visão reformada.

Abraços
 
Pequena invasão, nada a ver com o assunto. Interessante a enquete. Me fez pensar em questões bastante específicas, que eu nunca havia pensado.

Mas ainda assim, não sou uma herege. Que bom.
 
Caro André,

os batistas da CBB até 1986 professavam a Confissão de fé de New Hampshire, uma versão condensada da Conf. de 1689, que é familiar a de Westminster. Os batistas tem a sua origem nos separatistas e independentes da Inglaterra que eram puritanos e reformados na teologia e na prática. Sempre creram na soberania de Deus e na inerrância e infalibilidade das Escríturas e sua inspiração proposicional.

Infelizmente o blogueiro criticado rompeu com a escola batista tradicional e a pregação doutrinária e expositiva da Palavra de Deus, optando por um viés mais existência, uma teologia de mercado, da moda e da hora, mas sem coerência lógica, bíblica e de acordo com as confissões de fé da denominação. Lamentável!

Que Deus o oriente para uma teologia e reflexão firmadas na revelação Dele, a Bíblia Sagrada.

Abração!
 
Juan,

Por isso que eu disse que as confissões do dito cujo não é batista. A confissão de 1689 é muito boa, e se ele a subscrevesse, seria maravilhoso.

Mas como você disse, ele prefere seguir o caminho mais tortuoso, que é o de negar a Palavra de Deus.

Obrigado a todos pelos comentários.

Abraços
 
André,

Kivitz não vai discutir com vc, simplismente pq ele não quer mais saber desse tipo de discussõesinhas, cansa. Eu tenho apenas 27 anos e já cansei de gente como vc que gosta de fingir q tem certezas de coisas, gosta de tentar mostrar que entende que sabe, que é inteligênte, mas minha cara, a péssima noticia é que vc não sabe.

Vocês não estão abertos a discussão e isto já foi definido a tempo. Voces tem do lado de voces 500 anos de doutrina calvinista e por isto sentem uma obrigação impensável de defender o que crer como algo "vindo de Deus". Não há como discutir com pessoas que tem suas certezas já firmadas. Pena que estas certezas não sejam necessariamente a verdade. Pois se você conhece a verdade na sua totalidade pode procurar um trono lá no céu, meu amigo, seu lugar não é mais aqui na terra.
Calvinistas defendem, mesmo que neguem isto, da mesma forma como a igreja catolica defende a si propria. Como sendo "a unica verdadeira". E isto é a dura realidade do fundamentalismo.


Nós não sabemos de muita coisa.

O que deveriamos concordar, é que do jeito que está, não está certo.

A idéia de Cristo é inegável, aproximar os pecadores, para transforma-los muito diferente da igreja que com todas essas certezas, sente-se no direito de julgar, então é óbivio, os "pecadores" se escondem da igreja, e ficam então esses "santos" como vc querendo debater que tem ou não o direito de ser do Reino de Deus.



Sua tão tradicional teologia e suas convicções vieram em algum momento de novos pensamentos, hereges , Deus te deu raciocinio pra vc usar, vc pode refletir, duvidar, repensar, não será pecado.



Não é dificil perceber que as coisas não estão do jeito que Deus gostaria, a Biblia deixa isso bem claro.

Ísso deveria pelo menos fazer qualquer um pensar: será que que não debatemos tanto e criamos tantas explicações e certezas, que deixamos de lado a essência?

Então se o objetivo, mesmo não sendo apenas discussão, mas qualquer leigo sabe que estes assuntos ficam apenas no "achismo" ou até na "eu é que estou certo", expor suas idéias pra ser rebatidas é inutil!
Então prefiro assim. Eles coloquem as idéias deles e voces leem e que escrevam nos seus proprios blogs para alimentar os demais calvinistas com suas certezas intocaveis.

ósculos e amplexos
Suênio
 
Antes que a norma responda...
usei algumas partes do texto de um amigo meu chamado heber e que escreveu para ela...

abraços
 
Suênio,

Vou tentar adaptar a salada que você fez por parágrafos.

Primeiro, se você está cansado de pessoas como eu, o que está fazendo postando no meu blog? Não deveria evitar esse "tipo de gente"?

Segundo, nós não estamos abertos à discussão quando ela não tem parâmetros. O Calvinismo é até hoje a resposta mais bíblica de que se tem notícia. Se você desconsidera a Palavra de Deus em troca de experiências pessoais ou sentimentalismo barato, não há discussão entre nós. Há divergência impossível de ser resolvida se não estivermos com as mesmas bases. Como a sua não é a Palavra de Deus, prefiro o silêncio.

Terceiro, verdade, não sabemos de muita coisa.

Quarto, não debati quem pertence ou não ao Reino. Debati o que foi escrito confrontado com a bíblia, que é a verdade. Se isso feriu, não posso ajudá-lo em muita coisa.

Quinto, pensar é bom, principalmente se esse pensar toma as Escrituras como base e parâmetro. Se não, torna-se inútil. Ser alguém que chame a atenção no meio teológico por discordar da bíblia não é uma idéia que me agrada.

Sexto, meu caro, tudo acontece exatamente do jeito que Deus quer. Isso é basal teologicamente.

Sétimo, o "achismo" é todo seu. Qual parâmetro para medir o que está correto ou incorreto exegeticamente falando?

Se não for a bíblia meu amigo, fica somente no "eu sinto", "eu penso", "eu gostaria".

Cadê seu parâmetro? Cadê sua base? Onde você calca a certeza da verdade? No seu próprio coração ou nos seus gurus espirituais?

Abraços Bíblicos
 
Olá André,

O Calvinismo é até hoje a resposta mais bíblica de que se tem notícia.

primeiro, se a discussão for entre eu e você apenas, não passa de achismo sua opinião, assim como voce pode definir minha forma de pensar teologica, achismo tambem. Se for basear não só apenas em nós tem n pessoas que acreditam no calvinismo e n que acreditam no arminianismo ou teologia aberta(bem menos).
Versiculo por versiculo tem n para o calvinismo e n para as outras. Interpretação? pois é. Cuidado pra não tornar o seu achismo ou o achismo do calvinismo como verdade inabalavel. Não é.
Quando o calvino estudou algo ele poderia ter duas conclusões:
1) acho que é isto: ou seja, normal em relacão a muitas coisas mas tem coisas que não são de achismo.
2) tenho certeza: bom aqui tem coisas que é verdade mesmo e por isto é logica a certeza, assim como com certeza, ele transformou coisas que na verdade só podem ser achismo em "tenho certeza".

Muitas pontuações sua eu concordo, ou acho que concordo rs mas algumas eu vejo apenas que voce acha isto, apesar de negar isto.

Mas pode ter certeza, a teologia que mais acredito não é pra mim achismo mas certeza. Mas fique claro que posso mudar, pois eu tambem pensava diferente e hoje mudei. Mas mudei porque o que eu pensava era apenas porque não tinha resposta. E agora encontrei muitas.

Por isto faço como o Ed. Não há dialogo quando se tem certeza. Pois se tem certeza seu trabalho é impor a verdade e não pensar "pode ser que seja de outra maneira".

abraços
e creio que Deus não vai nos punir se eu acredito em calvinismo ou em arminiamismo ou em teologia relacional. No fim isto não é o mais importante. Mas eh legal a gente debater saudavelmente.
 
Suênio,

A relativização da verdade, como está sendo sua proposta, é que está errada.

Do jeito que você tem colocado, parece que não há verdade absoluta, ou se há, ela é incompreensível e inatingível à qualquer mortal.

Creio que você está equivocado. Por isso coloquei como parâmetro de nossa conversa a Palavra de Deus, pois, com ela em mãos, alguém deverá ceder; e isso não para que alguém seja mais sábio que outro, mas é que para comparar idéias e pensamentos teológicos, há a necessidade maior e fulcral de nossas confabulações (mesmo que tenham sido de outros anteriormente) façam coro com as Escrituras.

Creio que não há debate quando alguém não tem certeza do que diz e crê, porque pra ele tanto faz, "eu fico com minha verdade e você com a sua", e está tudo bem.

Não vejo isso sendo apregoado em nenhum milímetro da bíblia.

Abraços
 
Parabéns pelo seu Blog, ele é excelente e de grande ajuda a todos nós que desfrutamos de tudo que você tem postado.

Paz!
faculdade evangelica
 
Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?