Friday, March 24, 2006

 

Se Deus decreta a doença, por que devemos tentar erradicá-la?

Por John Piper

Esta questão surge de um ensinamento bíblico de que todas as coisas estão ultimamente sobre o controle de Deus. "Meu conselho permanecerá de pé, farei toda minha vontade" (Isaías 46:10). "Tudo quanto aprouve ao Senhor, ele o fez, nos céus e na terra, no mar e todos os abismos" (Salmos 135:6). "Ele opera com o exército dos céus e os moradores da terra, não há quem lhe possa deter a mão, nem lhe dizer: Que fazes?" (Daniel 4:35). "[Ele] que faz todas as coisas segundo o conselho de sua vontade" (Efésios 1:11).

Isto significa que Deus governa toda calamidade e toda doença. Satanás é real e tem participação nisso, mas ele não é o ultimo e não pode fazer nada sem que Deus permita (Jó 1:12-2:20). E Deus não permite coisas 'ao léu'. Ele permite por uma razão. Existe uma sabedoria infinita em tudo que ele permite e tudo que ele faz. Então, o que ele permite é parte do seu plano tanto quanto ele faz mais diretamente.

Então dito surge uma questão: Se Deus decreta doenças por que deveríamos tentar erradica-la? Essa é uma questão crucial pra mim porque recentemente tenho ouvido cristãos dizerem que a soberania de Deus impede cristãos de trabalhar arduamente para erradicar doenças como malária e tuberculose e câncer e AIDS. Eles acham que a lógica corre assim: Se Deus soberanamente decide todas as coisas, incluindo a malária, então estaríamos agindo contra Deus investindo milhões de dólares para achar um jeito de erradica-la.

Não é essa a lógica que a bíblia ensina. E não é isso que historicamente os Calvinistas têm acreditado. De fato, amantes da soberania de Deus têm estado entre os cientistas mais empenhados em ajudar a sobrepor a criação e traze-la sobre o controle do homem para seu bem – isso porque o Salmo 8:6 diz "Tu deste [ao homem] domínio sob o trabalho de suas mãos; pondo todas as coisas debaixo dos seus pés".

A lógica da bíblia diz: Aja de acordo com a "vontade prescritiva", não de acordo com a "vontade decretiva". A "vontade decretiva" de Deus ordenou que o Filho fosse traído (Lucas 22:22), ridicularizado (Isaías 53:3), escarnecido (Lucas 18:32), açoitado (Mateus 20:19), abandonado (Mateus 26:31), traspassado (João 19:37) e assassinado (Marcos 9:31). Mas a bíblia ensina-nos claramente que nós não devemos trair, ridicularizar, escarnecer, açoitar e abandonar, traspassar ou assassinar pessoas inocentes. Essa é a "vontade decretiva" de Deus. Nós não olhamos para a morte de Jesus, claramente desejada por Deus, e concluímos que matar Jesus é bom e que devemos nos unir aos escarnecedores.

Do mesmo modo, nós não olhamos para a devastação da malária e da AIDS e concluímos que deveríamos nos juntar ao ranking da indiferença. Não. "Ame seu próximo" é a vontade de Deus no mandamento (Mateus 22:39). "Faça aos outros o que você quer que façam com você" é a vontade de Deus no mandamento (Mateus 7:12). "Se teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer" é a vontade de Deus no mandamento (Romanos 12:20). Os desastres que Deus ordena não estão direcionados à paralização de seu povo com indiferença, mas mobiliza-lo à compaixão.

Quando Paulo ensinou que a criação estava sujeita a vaidade (Romanos 8:20), ele também ensinou que esta sujeição era "na esperança de que a própria criação será redimida do cativeiro da corrupção, para a liberdade da glória dos filhos de Deus" (v.21). Não existem razões para que os Cristãos não abraçem esta causa. Deus completará no tempo que virá. Mas é uma boa coisa dominar, em nome de Deus, o máximo de doenças e sofrimento que pudermos agora.

De fato, eu apoio essa causa e convocaria alguns de vocês a buscarem adentrar em ramos de pesquisa que contribuam na erradicação de uma dessas grandes doenças do mundo. Isto não é lutar contra Deus. Deus está no comando da pesquisa e da doença e você pode ser um instrumento em suas mãos. Este pode ser um tempo de trazer a realidade o triunfo que Ele deseja trazer sob as doenças que ele determinou. Não tente ler a mente de Deus pelos seus misteriosos decretos de calamidade. Faça o que ele manda. E o que ele manda é: "Façamos o bem a todos". (Gálatas 6:10).


Extraído de http://desiringgod.org/library/fresh_words/2006/030806.html

Traduzido por André Scordamaglio e revisado por Daniel Portela

Comments:
Ae proto-pastor! Boa tradução. Deus te abençõe e use o Blog.

Abraço,

Daniel
 
De fato André,

Muito fácil só falarmos da Soberania de Deus e não a aceitarmos na vida real. É difícil para o ser humano aceitar essas coisas. Mas se sabemos que no Senhor o nosso sofrimento ñ será em vão, td muda...
Abraços,



 
Grande Scordamaglio...

Esse texto só me faz gostar mais do Piper... rsrs

PArabéns pela tradução.

um abraço,
 
Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?